O motor LSA aperfeiçoado que equipa o Camaro ZL1 é um V8 de 6,2 litros supercharged que produz 76,8 kgfm e quinhentos e oitenta e sete cavalos, cerca de cento e cinquenta a mais que o Camaro SS e quatrocentos cavalos além do que a maioria dos seres humanos precisa. Mas isso é necessário para fazer dele o melhor muscle car que a Chevrolet já construiu.
Ao contrário do Corvette – o concorrente yankee diante dos supercarros alemães, italianos e japoneses – o Camaro tem uma história bagunçada de bestialidade afável. O Camaro é o carro que os adolescentes americanos usavam para fazer rachas atrás do ginásio do colégio no baile de formatura, mas nas últimas duas décadas isso vinha se tornando uma imagem cada vez mais distante à medida em que ele se tornava maior, mais pesado e menos potente.
O interesse no Camaro reduziu a um nível tão baixo que em 2002 a General Motors matou a linha (incluindo o Pontiac Firebird, seu primo de plataforma) e concentrou-se em outros meios de atrair o interesse de um mercado jovem cada vez mais apaixonado pelos ágeis japoneses de quatro cilindros e tração dianteira ou integral. A geração Velozes e Furiosos havia encontrado seu grande amor aspiracional.
Foi outro filme terrível que ajudou a trazer o Camaro de volta à vida: Transformers, de Michael Bay – uma lembrança de infância desta geração. No filme, um adolescente irritante (interpretado por Shia LaBeouf) faz amizade com um robô do espaço chamado Bumblebee, que por acaso (e não pela adoração do diretor à marca que lhe encheu de grana) tem as formas do até então inédito Chevrolet Camaro.
Embora o filme seja ruim, ele é muito popular. E fez do carro um herói, ou ao menos um robô herói em forma de Camaro. Você poderia comprar Bumblebees de brinquedo, obviamente. Máscaras de Bumblebee. Jogos do Bumblebee. E quando a GM começou a vender o Camaro em 2009, você podia comprar o carro Bumblebee.
Isso foi, acima de tudo, uma ofensiva de marketing brilhantemente aplicada. Só a ideia de reviver o Camaro já agrada qualquer fã de carro nascido depois de 1945; além disso os adolescentes que estavam migrando para os esportivos estrangeiros estavam assistindo a um muscle americano detonando os vilões nos cinemas. Para as pessoas da minha geração (anos 80) que assistiam Transformers todos os dias de manhã, bem, ao menos descobrimos que a GM estava preparando um novo Camaro, ainda que a chance de esses jovens comprarem muscle car fossem as mesmas de que eles comprassem um robô de brinquedo.
O Camaro foi um hit instantâneo. A General Motors vendeu tanto quanto podia fabricar, mesmo quando as vendas do Mustang, seu principal concorrente, começaram a deslizar [no Brasil, desde o lançamento no final de 2010, já foram vendidas 2.155 unidades do Camaro SS, acima de todas as expectativas].
Mas o melhor de tudo é que o Mustang tinha um concorrente de peso novamente. E o topo-de-linha Shelby GT500 continuou a espancar o Camaro SS na briga interna. Então a GM pegou o motor LSA do Cadillac CTS-V, ressuscitou a sigla ZL1 e criou o novo “Camaro ZL1″, e começou a bater no peito dizendo que o ZL1 iria ridicularizar o GT500 tanto na reta de arrancada como em circuito fechado.
E é por isso que estou em um autódromo no Arizona diante de quatro Camaros ZL1 tão novos que sequer podem ser guiados na rua (ainda não fizeram os crash tests da NSHTA) .
“Parece estranho, mas você só precisa pisar fundo”, explicou Alex MacDonald, engenheiro da Chevrolet. Ele é o cara que ajudou a desenvolver o sistema de “Gerenciamento de Tração e Desempenho” (Performance Traction Management, na sigla inglesa) do Camaro antes de deixar o projeto para trabalhar na próxima geração do Corvette.
Esse sistema se relaciona intimamente com a grande novidade do ZL1: os amortecedores Magnetic Ride, outro feature vindo do Cadillac CTV-S e do Corvette Z06. Sua mágica é trabalhar com partículas de metal dentro dos fluídos dos amortecedores. Estas partículas permitem que computadores controlem a rigidez da suspensão da forma mais rápida possível. Trata-se de um sistema inventado pela Cadillac e que seria adotado por um fabricante italiano que vocês devem conhecer, uma tal de Ferrari.

Voltando ao PTM: ele oferece cinco modos – seis se você contar o modo “desligado”, que contraditoriamente é quando os controles de tração, estabilidade e gerenciamento do motor estão mais presentes.
O Modo 1 é para pista molhada, algo que não tivemos o prazer de testar no árido clima de Bondurant. A equipe de engenharia explicou que seria melhor testar o ZL1 nos modos 2 e 4, sugerindo que tentássemos fazer as voltas no limite em ambos os modos para que sentíssemos a diferença. O Modo 5 desliga os sensores de assistência e os módulos de processamento.
Nossas primeiras voltas no ZL1 foram com o Modo 2 no traçado curto chamado Firebird, uma pista simples construída ao redor de uma longa reta que também serve como reta de arrancada. Minhas primeiras voltas são mais afetadas pelos muros e barreiras que pelo abuso do carro, afinal, ninguém quer ser o cara que bateu o lançamento da fábrica diante da imprensa de todo o país.
O ZL1 em si me deu o primeiro susto nas primeiras voltas, quando contornei a curva de 180 graus que termina na reta. Achei que os pneus – e minha habilidade – estavam aquecidos, e pisei fundo na reta para alcançar o instrutor na ponta com um Camaro SS. Os infinitos 76,8 kgfm de torque do ZL1 fizeram o carro balançar a traseira, mas o sistema de tração e desempenho estava lendo cada movimento de seu corpo. Em menos de um segundo o tímido Modo 2 endireitou o carro e logo eu estava firme a 160 km/h.
Dosei o acelerador quando a traseira começou a ficar solta porque é isso o que qualquer um faz instintivamente quando o carro começa a destracionar. Mas de acordo com os engenheiros da GM, eu não precisava ter feito isso. Na verdade, se tivesse mantido o acelerador esmagado no chão, ele faria o necessário para evitar seu lançamento contra o muro.
O Modo 2 é o modo videogame, conforme explicaram, e foi programado para simplificar o controle do monstro de 580 cv em uma decisão binária: o pedal da direita é para andar, o do meio para frear. O gerenciamento eletrônico toma conta do resto ao reduzir a potência (interrompendo a ignição, mas mantendo a injeção para que a detonação possa voltar instantaneamente) ou freando a roda certa para equilibrar o carro. Seja em uma pista sinuosa ou em uma reta de arrancada, o Modo 2 faz o impossível para manter até mesmo o maior imbecil no traçado certo.

Eu nunca confiaria nisso. Sou um motorista tímido, prefiro cortar os tempos de volta aos poucos (e por isso sempre estou no pelotão do meio quando o dia acaba). Mas é extremamente difícil pedir ao seu pé que pare de fazer o que ele faz há muito tempo, o que inclui aliviar o acelerador quando você está em uma situação de risco. Se estivéssemos em uma pista sem barreiras, como um traçado de cones em um estacionamento, por exemplo, teria afundado o acelerador e confiado plenamente no Modo 2.
O Modo 4, que desliga o controle de estabilidade, é o que pode fazer os verdadeiros gearheads se apaixonarem pelo carro. O Camaro ZL1 é um tanque pesado – mais de duas toneladas – e embora o motor seja potente o bastante para movê-lo, driblar a inércia em algo tão maciço é essencial para se fazer curvas. Posso não ter feito tempos melhores no Modo 4 que no Modo 2, mas o carro parece incrivelmente mais suave e natural – conforme sua habilidade se desenvolve, claro.
É preciso odiar muito o cheiro de fumaça e o ronco pleno de um V8 bem alimentado para não curtir um ZL1 em uma pista. Eu poderia apontar sua relativa pouca agilidade em relação a esportivos mais leves, mas seria como dizer que cavalgar touros é menos legal que dançar balé.
Mesmo com um peso horripilante para qualquer entusiasta que admire coisas como a Lotus, o Camaro ZL1 faz o que você mandar imediatamente, de uma maneira quase chocante para algo cujo capô serviria de mesa de jantar para vinte pessoas. Alternando os modos eletrônicos, a suspensão torna-se uma extensão da superfície, a relação do volante cada vez mais direta, os pneus de medida 285 da frente e 305 atrás não desperdiçam o excesso de borracha e os freios – pinças Brembo de seis pistões – parecem capazes de imobilizar um porta-aviões sem sustos.
Em termos aerodinâmicos, o ganho foi radical. Enquanto a força do ar faz o Camaro SS “flutuar” em altas velocidades, no ZL1 um downforce de 30 kg extras é produzido a 240 km/h. E sim, você sente isso no banco do motorista – que poderia ter melhor apoio, diga-se de passagem. Em curvas de alta, ele aguenta até 1,0 g de aceleração lateral, algo que só as versões mais quentes do Viper e do Corvette foram capazes de experimentar em território americano.
Outro aspecto resultante dos novos scoops, tomadas de ar e defletores é a excelência dos sistemas de refrigeração. Volta rápida após volta mais rápida, nem sinal de superaquecimento no motor, nos freios ou na transmissão. Pode jogá-lo na pista à vontade que ele não reclama.

Por transmissão, entenda-se câmbio manual: uma bela caixa Tremec de seis velocidades com embreagem de disco duplo, nova manopla (mais anatômica e menos ordinária que a do SS), engates limpos e rápidos. Foi com ela que um dos primeiros exemplares cravou 7min41s em Nürburgring, nada menos que 40 segundos mais rápido que o agora molenga Camaro SS. Já a opção automática é correta, ágil e com paddle shifts – ou seja, um tédio.
No final das contas, o que importa é que o ZL1 é muito rápido, preparado e seguro, com reações previsíveis e de fácil correção. Isso não é um insulto. Você ainda pode se machucar seriamente nele, mas ele tem um temperamento que se adapta a qualquer estilo de pilotagem, dos amadores aos profissionais, o que é mais impressionante quando você lembra que o ZL1 é o Camaro mais estupidamente potente já construído.
E por acaso ele também tem cara de mau, como um rinoceronte de origami, com uma postura agachada, capô de fibra de carbono com um scoop enorme e rodas aro 20 prontas para atacar.

Não mencionei o Modo 5 por um motivo – e não foi por não ter colhões para pilotar o carro sem auxílios. Tem a ver com o controle de largada, a função assistida por computador que te ajuda a arrancar de modo mais simples e consistente o possível. O Modo 5, além de remover quase toda a assistência eletrônica para fazer curvas e tal, é configurado pela Chevrolet para ser usado em arrancadas, onde os compostos no piso providenciam mais aderência e tração que o asfalto limpo.
Um dos engenheiros esclareceu que eles desenvolveram o controle de largada no Modo 5 para “ñao embaraçar” os proprietários do ZL1, o que demonstra que a Chevrolet no fundo sabe bem como o ZL1 será usado: em corridas amadoras para impressionar os amigos. Duas ou três vezes por ano a pessoa que pode bancar um Camaro de 55.000 dólares se inscreve em um evento de fim de semana para exibi-lo, e a Chevrolet se encarregou de garantir que o Sr. Piloto de Fim de Semana não faça papel de bobo.
O Camaro ZL1 não é um clássico, apesar do material promocional da Chevrolet compará-lo ambiciosamente a supercarros da Maserati e Mercedes-Benz – uma grande besteira, já que todos nós sabemos que o único lugar onde ele realmente será levado a sério é dentro de casa, na briga doméstica com o Mustang. Ele até é (bem) barato comparado aos supercarros, mas não é o tipo de máquina comprada por quarentões que sabem de cor a história da Ferrari 250. Ele fala para pessoas que querem a melhor versão de um muscle cotidiano em vez de pagar mais por um superesportivo de alta estirpe.
Mas eu suspeito que para a geração que pode gastar os tubos em um muscle car, o Camaro tenha tanto pedigree quanto um Corvette. E o ZL1 é o melhor Camaro já feito. Fiquei um pouco chateado por não poder rodar com ele pela cidade, porque queria me apoiar na janela e sorrir para os adolescentes quando eles me fizessem um sinal de aprovação.

Uma das armadilhas da idade é o maior acesso à experiência – mais grana (se tiver sorte) para comprar as coisas que você desejava na juventude. Mas é perigoso viver nostalgicamente, lembrando dos vinte e poucos anos, enquanto o mundo ao seu redor vai eliminando alegremente os pilares dos seus antigos desejos. Você tem a possibilidade de fingir ser um fora-da-lei em segurança, com direito a jaqueta de couro.
Você jamais poderá consertar as decepções da juventude, mas pode deixá-las para trás. E com carros loucos como o Camaro ZL1, você pode assegurar uma vida adulta digna de ser lembrada. Principalmente pelos outros que serão deixados para trás.












TESÃO! HAHAHA
lindão !!! mais atraente que seu concorrente!!!
leonardo
Sou mais MUSTANG !
eu sou um grande fã de mustang, mas puta que pariu, esse camaro supera o mustang, com certeza… tem muito mais jeitão de superesportivo e ainda conserva a identidade muscle…
Então espera, a Ford não vai ficar de braços cruzados!
Vida longa ao Mustang!
''Tá''
<img src=http://contagiros.files.wordpress.com/2011/04/ford-mustang-shelby-gt_500-super-snake-2012-salao-nova-york-811-cv.jpg>
AhaUhEUhaeuUAEHEUAh
Bom é saber que o segundo melhor Chevrolet atual (só atrás do Corvette ZR-1) é mais obra dos australianos do que qualquer coisa.
Vai ver é por isso que ele deu certo e não terminou com a cara do Agile.
Os Australianos sabem o que estão fazendo! Deixa assim que tá bom! Senão vão "Agilizar" as coisas… e sabemos que isso é caca.
Carrão… E quando vai sair um comparativo ZL1 x GT500 ???
Daria para ter mais respeito por esse carro não fosse a obsessão da GM em querer fazê-lo parecer melhor do que qualquer versão equivalente do Mustang.
Achei impressionante, e espero que o nível técnico de insanidade embarcada nos modelos só venha a crescer na medida em que a concorrência entre os dois aumenta. Mas lamento, sou muito mais o 'Stang.
Já o Camaro por aqui virou o que era o Eclipse nos anos '90: A preferência dos playboys endinheirados, o santo graal dos manolos e o delírio dos populares; não gostaria de ter essas qualidades negativas associadas ao meu carro, e isso é um voto contra. O Mustang, por sua vez, dificilmente é comprado por quem não seja um entusiasta.
Concordo em partes com o que disse, mas acho que o Mustang lá fora compartilha de praticamente a mesma reputação do Camaro.
Aqui vemos essa diferença pois o Mustang é mais "acessível" então os playboys endinheirados preferem comprar algo que está logo alí na concessionária. Não que os entusiastas por Camaro sejam diferentes… Temos q separar o bom do ruim.
Quem compra o Stang por aqui é quem realmente gosta do carro…
Sobre a popularização do Camaro entre a playboyzada no Brasil, vocês estão se esquecendo de um fator deveras importante: o Camaro é importado de forma oficial e maciça por uma gigante, a GM. Se o Mustang tivesse o mesmo tratamento por parte da Ford, com uma boa campanha de marketing, não tenho dúvidas de que seria tão "carne de vaca" quanto o concorrente. Mas a Ford vacila…
Da próxima vez que alguém insinuar que o Jalopnik não critica a Ford por ela patrocinar o blog. Mostre esse post para eles.
E a Ford vacila mesmo em não trazer o Mustang. Mas se não vacilasse, não ia ser a Ford do brasil que a gente conhece. rs
Isso é uma grande verdade!
É um bom motivo para comprar um Mustang, e um ponto positivo para o mesmo (e negativo para a Ford).
Mas de qualquer modo, é possível comprar um Mustang hoje zero pelo mesmo preço de um Camaro. Isso afasta qualquer pretencioso que quer apenas aparecer, afinal, o custo é o mesmo, mas a divulgação, assistência técnica e revenda, não. Para comprar um Mustang, primeiro você precisa realmente gostar do carro, se for só para aparecer, vai de Camaro.
Agora só para encher um pouco o saco: Qual o filme que inspirou série especial no Mustang? Bullitt. Qual o file que inspirou série especial no Camaro? Transformers! (Durmam com esse barulho, GMistas).
ate o Challenger tem mais historia em filmes q o camaro.
Challenger e Corrida para o Destino >>> Camaro e Transformers
GMistas choram sangue ao ler isso.
Alguém aí falou em Bullit?
<img src="http://parachoquescromados.files.wordpress.com/2010/11/08.jpg">
Mas é aquilo, se houvesse importação oficial você teria a garantia da Ford e um estoque de peças.
Ou seja, nunca. A Ford faz favor de vender aqui, ela não quer realmente vender. Basta ver que tinha o melhor hach medio e nunca deu valor a ele…
A Ford só ligava em vender Fiesta e Ecosport. Agora só fala do New Fiesta, mantém o Novo Fiesta e eventualmente fala do Focus no lugar do Ka.
Ela realmente podia fazer mais e deixar de se contentar em ser a menor das Quatro Grandes.
e ainda vem com essa de querer empurrar o New Fiesta a 55 mil reais, mais caro até que o sedã
Falou a real, a impressão que da é que não importam os números, quem entende e gosta de carro vai de mustang, o camaro ja começou errado com essa historia de transformers, enquanto o mustang quietinho, parado, tem muito mais personalidade que o camaro desfilando "playboysices".
Talvez pq nao tenhamos tantas referências historicas, mas na decada de 70 aqui no Brasil os muscles eram coisa da playboyzada. Se comportavam da mesma forma que os playboys de sempre e coincidentemente elegeram como moda charger r/t e maverick gt, da mesma forma que o camaro representa hj em dia: carro de bom gosto, na maioria das vezes na mão de gente de mau gosto.
A "popularização" que tu fala se deve simplesmente a um fato. VENDA. Em toda concessionária GM que se preze no Brasil há um Camaro a venda à pronta-entrega (ou pelo menos tinha, antes de ser vendido). Um Mustang eu nunca vi a venda em uma concessionária.
Já outra questão é essa comparação chata, claro que comparações são inevitáveis e essas intrigas são boas. Mas essas comparações excessivas parecem briguinhas de comadres, realmente fica chato.
Compraria um por que gosto, não ligo para rótulos muito menos pra o que os outros pensam. Compro carro pra mim, não para os outros.
O Camaro tem diversas caracteristicas que me atraem assim como o Mustang tem, Teria qualquer um dos 2, mas jamais deixaria de comprar um carro que gosto e que tem qualidades que me atraem pelo que os outros pensam.
Ridiculo seria o contrário, comprar só pra desfilar e aparecer, causar impressões, já que não é meu caso, compraria.
Sinatra, mas pelo o que você escreveu você não compra o carro pelo que ele é, mas sim pela imagem que ele tem perante as pessoas.
Não, simplesmente mencionei que a imagem associada ao carro é um ponto negativo. Não compraria um Camaro porque existe o Mustang e o Challenger.
Somente para ilustrar como a imagem que um carro tem perante as pessoas é algo relativo para mim, carros como Del Rey Ghia, Escort XR3 e Corcel I/II GT e LDO estão nos meus planos futuros de compra, mesmo sabendo que a maioria das pessoas (inclusive donos de Camaro) tem um julgamento muito negativo sobre quem dirige estes automóveis
Eba! Mesmo volante do Cobalt!
Ah se o Cobalt viesse com o LSA!
Até o 1.8 Chevettech já era alguma coisa…
Poderiam ter feito um novo volante né
Belo carro… dona GM tá de parabéns. Tem um chassis e badulaques bem moderninhos para um Muscle (pony?) car. Sinal dos tempos. Nós aprovamos… chassis do Holden Monaro ou coisa assim, e basta ver vídeos no youtube desses Australianos malucos pra saber que eles são bons!
Gosto tanto dele quanto do Mustang, mas mal vejo a hora da Ford parar de economizar e arrancar aquele eixo rígido lá de trás e dar uma suspensão melhorzinha pro Mustang. Ele merece! E a Ford já provou que sabe fazer isso bem, com o Ford GT.
Tá, eu falei mais de Mustang do que de Camaro, num post sobre o Camaro. Mas, briga é briga, e em curvas eu ainda acredito mais no Camaro que em qualquer Mustang… Daí os amigos da Ford vão falar do Stang Laguna Seca, blá blá blá, daí eu vou falar que ele só é bom de verdade em Laguna Seca pq foi desenvolvido lá, blá blá blá e isso vai longe. Mas, vamos deixar pra ver o resultado disso tudo quando o novo GT500 der as caras.
A plataforma (e o peso) é do Holden Commodore, o Monaro saiu de linha em 2006 e usava a plataforma do Commodore anterior
Ainda acho absurda a ideia de um carro ter um peso desses, é muita massa em movimento, ainda que devidamente impulsionada por um motor desses.
Sobre os comentários lembrando da origem australiana do Camaro, estava associando isso ao novo Mondeo/Fusion e aos poucos percebo que há algum futuro nessa coisa de globalização de projetos, "global cars" e tal. (Sem contar os Fiestas e Golfs por aí, mas aí são outros 500)
O Camaro é muito foda. Carrão mesmo.
Quanto ao filme Transformers, só eu gostei? rss
Só!
Não…é que é moda dos pseudo-cults irem contra toda e qualquer "coisa" que venha a ser popular…faz parte
Eu gostaria de ver esse conjunto no Holden Commodore, que tem melhor distribuição de peso (50-50) e o mesmo peso do Camaro.
E é muito mais bonito
Então esse aí é pra brigar com o super Snake. Quero ver o comparativo, sem dúvidas. Bons tempos esse em que há uma nova escalada de poder entre os muscles. Só seria melhor se a Dodge acordasse pra vida.
pois é, a dodge ta meio isolada do mundo…
ia ser bacana ver os 3 muscles juntos…
apesar de eu não pensar que o challenger possa botar medo no mustang ou no camaro em suas versoes originais…
tem road test do Dodge Challenger SRT8 392 HEMI 2011, só não sei o que o cara fala
http://www.youtube.com/watch?v=v8C70ADf-1c&fe…
Eu só ouvi o barulho de um Hemi e uns pneus queimando
Verdade…seria lindo ver Mustang x Camaro x Challenger … Mas do jeito que a Dodge tah lenta =/
…so colocar o challenger no proximo transformers e ele fica conhecido assim como o camaro…..
nao eh manolagem q eles se referem, o carro em si eh o mais fraco e lento da turma ai dos 3 muscles.
A Dodge nao investe no Challenger, igual a Ford e GM investem no Stang e Camaro.
A Mopar já tem o motor, só falta instalar no carro e melhorar a suspensão
http://blog.hemmings.com/index.php/2010/12/23/mop…
bota lenta nisso…os caras sumiram..não se vê mais falar do challenger…
O Challenger em si foi somente por entrar nessa onda de releitura
Dentre os 3,ele é o que possuí a suspensão mais obsoleta
se a suspensão fosse o único problema dele…kkk
por questão de design eu prefiro ele do que um camaro, o mustang pra mim, ta em outro patamar, então não se compara…falta muito ainda…haha
só que de resto o camaro da uma surra muito grande no challenger…
Lindo e ainda pode olhar pros seus antepassados e não sentir vergonha alguma, agora é só esperar o Z28 e ver se vai ser ainda melhor.
Mopar! Cadê sua resposta para isso???
Tem que pedir à Fiat?
<img width="550" src="http://blog.bytequeeugosto.com.br/wp-content/uploads/2010/01/famous_facepalm_8.jpg">
Plebeus…
Faça alguma coisa no Challenger titia Chrysler,por favor
<img src="http://www.mimijei.com.br/de-rir/wp-content/uploads/2012/01/meme_chorando.jpg">
Calma a FIAT ja ta preparando com muito carinho o novo Challenger com uma surpresa q vai arrasar a concorrencia. Relax q o Challenger T-JET 1.4T ta vindo ai. Concorrencia treme so de pensar. [sarcasm]
Esqueceu do Max Air….
Mais um pra concorrencia suar sangue pra vencer… Pefeicao s ou n?
nem quero um…
de cada cor…
Belo texto, mas frustrante!
A cada rolagem de tela, eu esperava pelo link do vídeo …
Mas uma arma pro Playboys do BR se matarem por ai, ja q a maioria dos donos aki no BR sao mlks sem noção e experiencia pra dirigir um carro desses.
Gostei desse Camaro parece promissor a nivel de muscles. Mais ainda prefiro um Challenger Mopar.
Lindo carro definitivamente.Mas eu ainda prefiro o mustang.
Carro fantástico…. como disseram, a GM pode olhar pro passado, e não ter vergonha do presente…
mas o Stang 2013 Super Snake tá vindo… e, certamente, essa alegria da GM vai durar pouco tempo.
Vdd o 2013 tem 650 hp …… heheheheh
Prefiro o SuperSnake.
Rá! A própria GM confirmou o que eu disse, Camaro [e seus concorrentes] são carros para arrancar de um sinal a outro e não mais que isso. Deu para ver que o cara que testou o ZL1 evitou a todo instante dizer "isso só serve para retas".
Você passou batido pelo "Em curvas de alta, ele aguenta até 1,0 g de aceleração lateral, algo que só as versões mais quentes do Viper e do Corvette foram capazes de experimentar em território americano". E certamente não leu o review da Car & Driver, com trechos como "The ZL1 goes around the track with a composure that would shock many BMW M3 fans", e "That the ZL1 is the best Camaro ever is perhaps not a huge surprise. That it’s a damned fine all-around GT car is a little more shocking".
Mas é como eu já disse. Para falar bem mal de alguma coisa e dar seu julgamento dinâmico, é preciso antes dirigir a coisa – como esses caras fizeram. Sem isso, tudo o que você diz não passa de achismo.
O mesmo vale para você. E leu a parte do "ATÉ 1,0g de aceleração lateral"? Pois é… E assim como para atacar, há de se conhecer, defender também. Você não fez nada diferente do que eu fiz, só falou pelo que um cara que nem tem tanta coragem assim, dirigiu. Até agora eu vi muita coisa escrita aí que na verdade é o que a GM disse.
E você esqueceu da parte em que só norte-americanos o testaram? E você deve saber bem como eles são em relação ao que é deles. Quando um Top Gear ou algum site com respaldo o testar frente a um concorrente europeu, na pista mesmo, aí a gente vê se ele é realmente tudo isso.
A propósito, duvido muito que o Camaro ZL1 seja grande coisa, pois ele foi feito para superar outro "nem tão grande coisa assim" GT500, péssimo de curvas e bom apenas em retas a não ser que encontre um europeu ou japonês.
Não querendo jogar lenha na fogueira, mas realmente na Europa o cenário destes carros é outro. O mais recente e admirável lançamento foi o Mustang Boss 302. Não é à toa que a evo Magazine o colocou frente a frente com o trio alemão (M3 DCT, C63 AMG Coupé e RS5). E o veredicto? Link.
"The Ford is also too vague in terms of feedback; it feels a world away from being a true M3 rival and the stopwatch confirms it: four seconds off the pace" (Henry Catchpole, evo Magazine, Issue 162)
Experiência própria? ZL1 me parece outro carro perto do SS, então eu não digo nada, mas já andei no GT500 e em ambos SS (L99 e LS3). Estávamos de olho em um esportivo aqui em casa e o nome deles surgiu como um "vamos dar chance aos carros". Passei um final de semana com um LS3 mecânico. Muito bom em retas. Apenas. Acabou que um Cayman 2.7 '08 surgiu na jogada.
Com certeza o cenário europeu é outro, e eu nem pensaria duas vezes em pegar o M3 no lugar de qualquer Mustang ou Camaro, mas gente, eles não foram feitos para isso. O mercado americano já é grande o suficiente para motivar uma boa briga interna, com referências próprias.
Sobre o teste da Evo, o que realmente me surpreendeu foi o RS5 ter ficado tão para trás. E eu odeio falar em preços (coisa de comparativo da QR, né?), mas mesmo importado o Boss 302 fica em outra categoria lá.
Já dirigi bastante o SS com o L99 vendido no Brasil, e acho o comportamento bem coerente com a proposta. Não é um carro para entusiastas e realmente não se compara a nenhum Porsche, mas está longe de fazer feio na estrada.
Concordo com tudo o que disse, Leo. O problema é que os pony cars estão em um patamar tão avançado perto do que já foram que cogitam até serem comparados com cupês "feitos-para-pista" alemães e japoneses. É o que está acontecendo. Acho que foi a Road & Track que colocou o Mustang 5.0 GT (não foi nem o Boss 302) contra a M3 e a diferença foi da casa de centésimos na pista. Vitória de ambos na verdade!
O problema é que a ideia inicial desses carros não ajuda. Ou é a falta de suspensão traseira independente ou é a permanência do V8 com comando no bloco. Aliás, são tecnologias que permanecem até hoje justamente por causa do custo e da durabilidade. O dia em que os americanos resolverem fazer realmente um cupê esportivo aí a conversa muda. Nem digo superesportivo pois eles já têm. E no topo da Nürburgring eles estão, por sinal.
Engraçada a história do RS5 mesmo. Parece que é algo que todo Audi quattro anda sofrendo, só pegar as avaliações dos TT RS e RS3 Sportback. O mais interessante é que o RS4 B7 é melhor e mais elogiado do que o RS5. Acredito que o problema esteja na direção anestesiada, no câmbio S-Tronic que é muito preciso, mas pouco empolgante, e no diferencial crown-gear (saíram do Torsen). O R8 4.2 FSI quando lançou também foi muito elogiado.
Com toda a certeza o Camaro SS é uma das melhores oportunidades pelo preço! E os puristas podem reclamar do automático mas nada é melhor do que aquilo para a cidade. O pessoal o compara por semelhança de preço com Lancer Evolution X, WRX STI e roadsters europeus. Aí não dá, né? E foi o que aconteceu comigo também.
Quer dizer então que 1,0 G de aceleração lateral é pouco? Carro que atinge essa marca não sabe fazer curvas? Você acabou de decretar que a Ferrari F40 só anda em linha reta.
Eu fiz muito diferente de você, eu usei aspas de quem experimentou e aprovou o ZL1, sem dar o meu veredicto – que por enquanto não existe. Você até agora julgou o carro uma merda exclusivamente à base de preconceito. Eu escolheria um ZL1 no lugar de um belo esportivo europeu? Provavelmente não, mas nem por isso saio por aí dizendo que todo carro americano é uma bosta.
Car & Driver é tendenciosa pra você? Não tem "respaldo"? Então tá. Partindo do seu princípio, jornalista alemão não pode testar Audi, jornalista inglês não pode testar McLaren, jornalista italiano não pode testar Ferrari e jornalista brasileiro não pode testar nada que seja feito por aqui… melhor parar de ler todos os reviews automotivos então.
Hummmm..muito bem, muito bem! masssssss… ainda insuficiente! espere só as versões suicídas do ZL1 preparadas pela Hennessey!!!
A propósito…
A Hennessey já tem algum ''mostrinho'' desses anabolizado?
Transformers é demais! Não fala mal do filme cara! hehehehe
O carro é realmente muito pesado, mas o tempo em Nurbungring dispensa comentários.
Mais de 2 TONELADAS? O que colocaram nesse carro pra ter esse peso?
Isso que iria perguntar,uns 1600,1700 quilos no máximo
O Camaro comum pesa 1800 kg e uns quebrados
Podiam ter aliviado ele,para manter o mesmo peso pelo menos
Acho que lastraram o carro só para ter uma ficha mais muscle car.
HUGE iron balls.
<img src=http://i118.photobucket.com/albums/o90/brunollo/Diversos/ironballs.jpg>
Colocaram dois Americanos dentro…
Painel feio =X
Mustang tem história, camaro não. Em tempos de fartura e em tempos de crise, a Ford vendia o Mustang, já a Chevy, parou de fabricar o Camaro pq não vendia.
Mustang foi, é e será sempre o top. Pensaria melhor nisso se a Dodge acordasse pra vida, mas não, tá viajando na maionese. Por enquanto, Mustang vs Camaro.
Malditos Camaro e Mustang. Há sete anos tiram o meu sono.
'Não importa quanto me esforçe para agradá-los, sempre dou com a cara na parede"
Ass. Camaro
<img src="http://www.blogcdn.com/www.autoblog.com/media/2011/11/camaro-crash-test-opt.jpg">
lol, rodas de D-20?
Não lembro porque, mas há um motivo técnico para a troca das rodas. Acho que tem a ver com a medição da desaceleração… ou eles simplesmente economizaram a grana das 20pol!
São as rodas do Camaro LS sem o sobre-aro
<img src=http://farm3.staticflickr.com/2638/4037250821_076934a415.jpg>
Jesus! Enfeiou o carro em um segundo.
o LS é o Camaro pelado né?
Exatamente
Faltava só o Challenger pra melhorar essa briga
Infelizmente a Dodge não se mexe…
Não sei porque, acho que é porque sou novo. Mas o final da matéria me broxou '-'
Mas no todo, ela foi muito boa, como sempre
Se ele fosse produzido em serie,chutaria a bunda dos V8 Supercharger.Mas o se não conta infelizmente
Já escrevi isso antes e voltp à baila de novo. Quem têm dinheiro para comprar esses carros quando muito vão usar somente 20 à 30% do potencial dos carros. E quando passam dos 45%…
<img src="http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/08/01/carro__.jpg">
<img src="http://3.bp.blogspot.com/-4sKKtQac8Xs/TjKqal7YFaI/AAAAAAAAAFg/FOH9fgdEudk/s1600/13681_1_123_13lo.jpg">
Esse tipo de carro valem mais pelo visual e som que produzem do que pela performance para a maioria dos clientes deste.
sou fã dos camaros antigos, RS 1969 e 68… mas atualmente o mustang está mais imponente e bonito.
Interessante a GM estar melhorando o Camaro, que por sinal está muito bonito (mas o bumblebee do ultimo estava melhor ainda), dando status de comparação com Supercars, e com isso gerando todo esse burburinho na imprensa especializada e no amante de carros como nós aqui leitores. Isso da mais combustivel para melhorias nos concorrentes e discussoes como as aqui vistas. Agora esperemos a Ford dar a resposta com com o prometido Stang GT500 e seus 650 cv. E a pergunta q fica é pq a Chrysler não melhora um pouquinho q seja a suspensão do Challenger, e coloca um superchager pra tentar entrar nessa briga?
Em pensar q na decada de 70, a Chrysler oferecia o 440 com carburação tripla (Six-Pack), e os Hemi 426 nos Cuda, Challenger e Charger, e hj em dia nao colocam o maldito supercharger pra calar a boca desse povo…
Essa mecânica Cadillac é fora de sério… no CTS-V esse conjunto já registrou uma das passagens mais rápidas de carros de produção… desbancando até os próprios donos da festa, os alemães!
Aposto que esse Camaro vai se tornar um clássico nos moldes das versões COPO dos aos 60 e 70!!
E além de tudo, o visual ficou matador!!!!
AH MERDA, CHEGARAM ANTES DE MIM¬¬ agora que vi
Hey mans!
O povo "endeusa" tanto este carro que ele já "perdeu graça"!….sem contar que existe carro mais bonito e possante!
Abraço.
Boa briga nos Estados Unidos.
No Brasil, nem a própria Ford acredita no Mustang…
GT500 2013 manda beijos
Acho um barato os comentários no Jalopnik.TODOS parecem ser os mais experts e pilotos já conhecidos.Carro (assim como tudo),é uma questão de gosto.Tenho certeza que 99% dos que criticam,não podem nem comprar um Celta,que dirá um Camaro ou Mustang!Ambos são TESÃO TOTAL!