Quanto custavam os carros de ontem em dinheiro de hoje?


Nos comentários do post sobre o fim acordo comercial com o México, surgiu uma discussão bastante comum quando se fala nos preços dos carros brasileiros. Uns acham que eles estão caros como nunca, e há quem acredite que nunca foi tão barato comprar um automóvel no Brasil.

Pesquisamos os preços dos carros que realmente nos interessam – os esportivos brasileiros, desde o pioneiro Willys Interlagos – e os atualizamos segundo os índices econômicos de correção do Banco Central (mais a ajuda de um economista) para descobrir quanto eles custariam em valores de 2012. Os preços atualizados estão sempre entre parênteses.

Década de 60

O primeiro esportivo do Brasil chegou às lojas em 1962, custando 2,7 milhões de cruzeiros (117.500 reais) numa época em que as opções eram bastante reduzidas, e o carro ainda um artigo de luxo. O Fusca custava 1,45 milhões de cruzeiros (70.600 reais) e era o carro de passeio mais barato do país. O Interlagos dividiu o status de esportivo com o Karmann-Ghia, que usava mesma mecânica do Fusca, e que custava quase o mesmo que o concorrente: 2,56 milhões de cruzeiros (117.449 reais).

O Puma GT “Malzoni” foi lançado em 1967, no mesmo ano em que a Willys encerrava a produção do Interlagos e o Karmann-Ghia recebia mais potência com o motor 1500. O fora-de-série, ainda com mecânica DKW, saía por 1,35 milhão de cruzeiros (110.621 reais). Como você vai reparar a seguir, os preços destes esportivos de construção artesanal e escala reduzida eram relativamente altos em comparação ao que viria na década seguinte.

Década de 70

O mercado de esportivos começou a esquentar na década de setenta, com a chegada do belo SP2 em 1972 por 30.900 cruzeiros (84.050 reais). Mesmo sendo bonito, confiável e robusto, eu juntaria uns trocados e pagaria 31.500 cruzeiros (88.350 reais) pelo Puma GTE, de desempenho e beleza semelhantes.

Se o seu negócio fosse carros maiores e mais nervosos, em 1975 tínhamos o Opala SS, o Maverick GT V8, o Dodge Charger R/T e o Puma GTB. Destes o mais barato era o Opala SS-6, que custava 64.000 cruzeiros (99.100 reais), enquanto o Maverick cobrava 67.900 cruzeiros (105.141 reais) por seu V8 302 canadense.

Se nosso colega Juliano Barata quisesse passear de Dodge por aí naquela época, precisaria abrir mais o bolso e desembolsar 82.350 cruzeiros (127.374 reais) por um Charger R/T, uma bela economia diante do fora-de-série Puma GTB tabelado em 88.300 cruzeiros (136.650 reais) e que vinha com o mesmo conjunto motriz do SS-6.

Em 1976 a VW finalmente lançou um carro com motor refrigerado a água, muito mais moderno que seu boxer da década de 30 que equipava os “esportivos” SP2, Karmann-Ghia TC e Fusca 1600S. Por isso os 62.300 cruzeiros (69.520 reais) parecem bastante razoáveis por um fastback alemão naturalizado brasileiro que, se não esbanjava potência, oferecia qualidades de condução incomparáveis para a época.

Quando a Puma lançou o GTB S2 de 380.000 cruzeiros (169.200 reais) no fim da década, o Charger R/T havia sido transformado em uma versão esquisita do comportado Magnum. Seus rivais Maverick GT e Opala SS tornaram-se esportivos de adesivo com seus motores de quatro cilindros e desempenho limitado. A coisa só voltaria aos eixos na década seguinte.

Década de 80

O mercado de esportivos voltou a esquentar novamente na metade dos anos 80, quando a Volkswagen colocou o motor 1.8 do Santana em um Gol e o envenenou com um comando de válvulas alemão, criando o primeiro Gol GT, de 13.2 milhões de cruzeiros (59.480 reais). Seu principal rival era o Escort XR3, que não tinha o mesmo desempenho, mas era mais moderno e visualmente idêntico ao modelo europeu. Custava 15,3 milhões de cruzeiros (69.140 reais) e tinha teto-solar de série. O XR3 conversível chegou um ano depois, quando a inflação levou seu preço a conversível a 72 milhões de cruzeiros (120.600 reais).

Outra opção interessante, mesmo em fim de carreira, era o Passat Pointer, encontrado por 550.000 cruzados (101.000 reais). Nessa mesma época a VW substituía o Gol GT pelo GTS, que em tempos de loucura econômica e inflação descontrolada era vendido por 523.200 cruzados (97.600 reais). A Chevrolet participava discretamente do mercado de esportivos com o belo Monza S/R 2.0, de 473.400 cruzados (88.376 reais).

No ano seguinte a Fiat entrava na briga com o nervosinho Uno 1.5 R, o mais barato deles, custando 1,2 milhão de cruzados (63.700 reais), e em 1989 o Escort XR3 finalmente ganhava desempenho com o motor AP1800 idêntico ao do Gol GTS, e custava o equivalente a 95.300 reais.

Década de 90

O fim da reserva de mercado também foi o fim dos esportivos carburados. O primeiro da nova geração eletrônica foi o Gol GTi, que entrou na década de 90 embalado pelo potente AP 2000, pronto para encarar o renovado Escort XR3 2.0 e o moderno Kadett GSi. Em um comparativo feito em 1993, o pequeno Volks ganhou na pista e na tabela: custava 307,3 milhões de cruzeiros (78.600 reais), enquanto Kadett e Escort empatavam, custando 370,5 milhões (94.700 reais) e 374 milhões de cruzeiros (95.600 reais) respectivamente.

A economia mais estável em 1994 resultou nos belos duelos entre os aspirados multiválvulas da Chevrolet – Corsa GSi, de 21.500 reais (76.500 em 2012) e  Vectra GSi, de 39.000 reais (142.200 em 2012) – e os turboalimentados da Fiat – Uno Turbo de 22.500 reais (80.050  em 2012) e Tempra Turbo 33.270 reais (118.400 em 2012).

Depois foi a vez da Volkswagen atualizar seu Gol GTI, primeiro com o velho 2.0 8v e mais tarde com um moderno 2.0 16v trazido da Alemanha. Os modelos se diferenciavam pelas rodas, pela emblemática bolha no capô do modelo multiválvulas e, obviamente, pelo preço: 22.800 reais (60.600 em 2012) o GTI 8v e 30.900 reais (82.200 em 2012) o GTI 16v.

No fim dos anos 90 o Gol GTI passou a ser produzido apenas com o motor 16v e ganhou duas portas traseiras. A Ford, sempre na lanterna, limitou-se a criar um Escort RS sobre o modelo GL duas-portas, usando saias e spoilers, rodas exclusivas e painel de instrumentos de fundo branco. Custava 25.000 reais (62.400 em 2012). A GM seguiu a mesma fórmula, oferecendo um Astra fantasiado por 29.500 reais (67.200 em 2012).

Década de 2000

Já nos anos 2000 a Fiat trouxe o Brava HGT , um modelo 1.8 oferecido por 35.114 reais (67.100 atualmente) na época do lançamento. Mas o destaque mesmo era o lendário Marea Turbo de 182 cavalos, que brigava pelo topo da tabela de potência nacional com o também turbinado Golf GTI de 150 cv (potência que mais tarde aumentaria para 180 cv). Em 2003 a Fiat cobrava 57.990 reais (89.300 em 2012), enquanto o hatch da Volkswagen saía por 62.200 reais (96.600 em 2012). Houve ainda o Golf GTI VR6, limitado em 99 unidades, que custava assustadores 105.600 reais (162.100 em 2012) e curiosamente entregava quase o mesmo desempenho do GTI turbo.

Talvez para se redimir do Escort RS, a Ford acertou a mão ao colocar o motor 1.6 do moribundo Escort no pequenino Ka. Mesmo com modestos 96 cv ele provou ao país que diversão ao volante nem sempre se mede pela ficha técnica. A brincadeira custava 25.500 reais (48.950 em 2012).

Depois de quase 10 anos o Brasil voltava a ter um esportivo fora-de-série: o Lobini H1 foi inspirado nos Lotus e usava o motor 1.8 turbo do Golf GTI. Mais leve e nascido para correr, seu desempenho era bastante superior. Sempre bem caro, custava 170.000 reais (218.000 em valores atuais).

Outro esportivo da Fiat foi o Stilo Abarth, que apesar do visual discreto, tinha motorização exclusiva de 2.4 litros, cinco cilindros e vinte válvulas, e recebeu o emblema do escorpião que caracteriza tradicionalmente os esportivos da Fiat. Vinha equipado com tecnologias inéditas em carros brasileiros, mas cobrava 90.450 reais (124.300 em 2012) pela conveniência.

Um dos últimos – e melhores – esportivos nacionais foi o Civic Si, que na época de seu lançamento (lá se vão cinco anos, galera…) custava 99.000 reais (127.800 em 2012) e rivalizava com o decadente Golf GT “Mk 4,5″, que teve sua injeção eletrônica remapeada para render 193 cv com gasolina de alta octanagem. Junto com a potência, o preço também subiu e foi para 90.500 reais (116.900 em 2012)

_______________________________________________________________

Os valores foram consultados em tabelas de veículos novos de suas respectivas épocas e foram corrigidos pelos índices IGP-DI da FGV (veículos anteriores a 1979) e IPC-A do IBGE (1980 em diante). Entre vários fatores, os índices estudam a relação entre renda média familiar mensal, o custo de vida e o gasto médio familiar mensal, portanto o valor dos carros corrigido simula o poder de compra de cada época. Agradecemos ao economista Januário Hostin Júnior pelas orientações na atualização dos valores.

Crédito das fotos: Reginaldo de Campinas (Kadett GSi, Gol GTI e Escort XR3) e Renato Belotte (Maverick)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

182 Responses to “Quanto custavam os carros de ontem em dinheiro de hoje?

  1. E eu achando que os carros de hoje eram caros…

    • @HkAbrahao says:

      Sinal que nos fudemos desde sempre e jamais reclamamos disso.

      • rpasini1 says:

        Será?? Quanto tempo em média alguém tinha que trabalhar naquela época para comprar um carro e quanto tempo tem que trabalhar hoje?

        • @duzinfa says:

          Considerando que antigamente o salário mínimo ainda era ridiculamente menor, acho que tinham que trabalhar mais ainda.

        • @HkAbrahao says:

          Tenho ctza, qnt tempo vc trabalha para ter seu salario baseado num minimo de 622 reais? As mesmas 8h diarias que um habitante de Luxemburgo para ter o salario dele baseado em 1900 euros, ou um australiano e seus 3500 dolares, ou um pobre espanhol e seu pais em crise que conta com 570 euros de salario minimo garantido por lei e cerca de 1000 na pratica… Sim ainda somos idiotas…

        • carlitoslira says:

          Acho que a questão hoje em dia não é quanto tempo tem que se trabalhar, mas qual vai ser o calibre do carnê.

        • Gustavo says:

          voce tá certo meu pai na época que começou o real 3 mil… se fosse seguir o reajuste da inflação hoje serioa 12 mil =/ então aumentou realmente os preços

          • thales_sr says:

            Pois é, faltou contabilizar aí o poder aquisitivo das pessoas, que se aumentou pra quem recebe salário mínimo (há controvérsias), diminuiu da classe média, que era a primeira faixa da população que tinha alguma condição pra comprar carro.

          • Bruno Alves says:

            Mas aí é que está. Sobe salário mínimo e junto os juros…

    • Paulo_Freire says:

      E são ;)

    • The xD says:

      Seria interessante uma tabela de comparação de preços de veículos equivalentes no exterior. Bom se considerar que antigamente o Brasil era muito mais atrasado tecnologicamente falando, a diferença ia ser pior ainda. Naquela época não havia muita informação, havia uma ditadura ainda por cima, mas atualmente temos qualquer informação que quisermos disponível na internet, o povo insiste em pagar caro porque quer mesmo em carros zero km…xD

    • edimarproenca says:

      Com o preço que voce paga em um uno mais basico aqui, voce compra um Cerato COMPLETO nos EUA

    • pedro_bh says:

      por isso eu acho q as coisa estao melhorando no Brasil…

      mas os pessimistas de plantao… so focam no lado negativo…

      é f… pagar o dobro dos estadunidenes num civic/corolla….. mas hoje… carro é um bem mais acessivel.

      é isso q importa… estamos no rumo certo…. mais 5 anos teremos carros mais seguros e mais baratos…

  2. Renato Rangel says:

    Não vejo muita logica em trazer para valores atuais, por acaso o salário das pessoas sempre foi atualizado dessa forma? Ou ainda toda a evolução em ganho de produtividade (redução de custos)? Compara a taxa de juros de financiamento fora do Brasil…. Se está vendendo bem para que baixar o preço do carro, duvido que se tivessem uma empresa ia abaixar o preço mesmo vendendo bem, batendo recordes…

    • rafthehay says:

      Apesar dos salários de todas as categorias não acompanharem precisamente a evolução da inflação, o que ela mede é justamente isso, a relação de poder de compra para o capital atual. O salário mínimo do brasileiro aumentou acompanhando a inflação, por exemplo, mas diversas categorias, como a dos bancários, teve um certo arrocho ao longo das décadas. Ainda assim, o cálculo de correção da inflação permite mostrar como os preços eram "percebidos" à época.

      • Renato Rangel says:

        É teoria financeira demais que não vejo colocando no meio o custo do financiamento das montadores (porque na época o dinheiro disponível no mercado financeiro era mais escasso que hoje, hoje os juros são mais baixos ou não?) …. Duvido que um Gol novo completo custe mais que 17mil reais para a Volks, claro dai você coloca o custo da empresa e descobre a margem de lucro é grande (pq temos alem de tudo enviar dinheiro para a matriz). Some a isso impostos! Mas isso é básico que todo mundo sabe… Tecnologia diferentes, épocas diferentes, desculpe os que gostam de carro antigos… Mas acho que estamos vivendo no auge da era automotiva, carros inclusive muito mais seguros (pena que o Brasil está fora da festa)

        • rafthehay says:

          Renato, entendi seu argumento, mas mesmo naquela época já havia isso. Esse cáluclo da inflação é uma aproximação do que chegava no fim das contas para o consumidor. Note que é praticamente impossível, por exemplo, comparar valores com os importados já que só tivemos importados aqui no Brasil depois de 1991.

          É claro que em termos de conteúdo e qualidade os carros "de lá" dão um show, mas comparando os modelos fabricados no Brasil, com todos os seus impostos, valores de autopeças e lucros das diferentes partes, bem ou mal houve uma regularidade nos valores.

          Em outras palavras, essa coisa que o pessoal fala de Lucro Brasil e de super-impostos tmabém tinha na época do Fusca de 70 mil, por isso que temos essa regularidade dos preços (ainda que puxada pra cima).

          Eu curto carros antigos, mas aprecio diversas coisas novas que chegam. Aos poucos nossos carros vão ganhando algumas coisas, mas o que eu acho se se perdeu foram alguns perfis de carros específicos. Meus específicos são os hatches pequenos e baixos. Esses parece que estão em extinção, já que todo novo subcompacto está ficando "altinho e gordo", ganhando em praticidade e perdendo em algumas outras virtudes como leveza e simplicidade. Mas aí é outra discussão já :)

      • Renato Rangel says:

        Tem tanta coisa que pode influenciar numa conta dessa, que eu vejo por outro lado. Vejo o custo do carro como um Novo Gol completo, para a gente comprar completo sai uns 46 a 47 mil. Para um funcionário da Volks ele paga uns 37 mil reais e tem que ficar com 6 meses com o carro. O custo de peça de um carro desse, deve ser no máximo de 17mil reais (fabricantes de peças tb ganham), mais ai você tem que adicionar custo da Volks, tudo bem. Mas ainda temos que mandar dinheiro para a matriz. Meu ponto é que para um Europeu ou um Americano, é ridículo ter um carro Zero se comparar oque temos que fazer para ter um. Os preços dos carros nacionais estão tão inflacionados que estão trazendo carros de fora muitos superior por valores quase equiparados! Só ver quanto sai um Bravo, completo e comprar com o custo de um Tiguan ou uma BMW série 1 e 3, a diferença de preço no final não da a diferença de engenharia aplicada no carro. Parece que aqui o cara coloca o preço em relação aos outros e vê se cola… temos muitos exemplos disso!

    • zzzepa says:

      também não vejo muita lógica, outros tempos e tantas dificuldades, ( saláriose créditos em bancos) e tempo de financiamento, o acesso ao carro zero, era uma escalada, se continuar assim vai demorar mais 40 anos pra cair os preços para algo como os mercado americano,

    • ChicoFCarvalho says:

      Pois é, dizem que a matemática não mente mas, quando se tortura os números, chega-se aos "valores estatísticos"…Aliás, usando as opções de atualização monetário disponíveis no site citado (Banco Central) obtêm-se coisas curiosas dependendo de que índice se adote. Por exemplo: 100 unidades monetárias (u.m.) em janeiro/50 corrigidos pelo IPC da FIPE dariam R$ 30,54 em janerio/2012, as mesmas 100 u.m. de janeiro/50 corrigidos pelo IGP-DI da FGV, dariam R$ 86,52 no mesmo período!!! Outro exemplo: 100 u.m. em janeiro/90 corrigidos até janeiro de 2012 dariam R$ 53,19 pelo IGP-M, já pelo índice do INPC do IBGE, seriam R$ 40,08 no mesmo período!! Se quisermos defender teses opostas (valores mais altos hoje ou mais baixos) basta escolher o índice "certo". Quem viveu num país de várias moedas e hiperinflação não tem parâmetros confiáveis.

      • LeoContesini says:

        Por isso os índices usados foram o IGP-DI, que é o mais abrangente para o período anterior ao IPC-A. E depois o próprio ICP-A por medir a inflação "oficial" do país.

  3. rafthehay says:

    Muitíssimo interessante esse post. Assim que vemos os valores dos carros atuais, dá pra notar, por exemplo, que se a VW inventasse de fazer um GT ou GTI decente do Gol o custo certamente bateria lá nos 60 (comparando com o Gol Power completo), o que o deixaria mais ou menos na faixa dos Gols esportivos dos anos 80 e 90. Bem ou mal, a impressão que tive é que o custo desses carros acabou sendo bem "regular" ao longo dos anos.

    O que piorou, em muitos casos, não foi a relação de custos e segmento, mas sim os acabamentos e materiais utilizados em alguns carros, característica que, notadamente, afetou os carros não só no Brasil como também em outros países. Os próprios americanos andam em carros com muito mais plásticos e "economias" do que seus carros dos anos dourados. Talvez tenha algo a ver com o conceito de obsolescência programada.

    O único valor aí que me deixou realmente surpreso foi o Fusca custando o equivalente a 70 mil lá nos anos 60. Mas também, o carro não tinha ainda a imagem de "carro de pobre", e bem ou mal o acabamento era beeeem melhor.

    Por fim, esse post é bom pra calar aqueles que ignoram a inflação quando falam "nossa, carro aumentou muito, Uno custava 10 mil reais!"

    • Duílio_Ferrari says:

      em relação ao gol,

      eah… considerando o histórico de preços do mercado automotivo brasileiro, até q o Gol Vintage estava num preço condizente… ahhahahaha q tenso.

  4. Henrique says:

    82 MIL NUM GOL? EU CONSIGO POR 1 REAL KKKKKK

    <img width="550" src="http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/promocao-touareg-gol.jpg"&gt;

    • pcastilho2000 says:

      O empresário ou fasendeiro compra a Tiguan e dá o Gol de presente pro motorista – mesmo sendo um Gol G5 e provavelmente pelado, se eu fosse o motorista, ia adorar o presente!

    • coxa90 says:

      o problema é ter grana para o touareg…

      • Raphael Roxo says:

        Tem que se muito burro pra pagar 220,000 numa Touareg….

        • Renan Behr says:

          Touareg é um puta carro!Pode estar defasado, mas ainda é um carro bom!

          • DonVitor says:

            Pode ser um ótimo carro, mas o preço esta longe de ser é justo

          • coxa90 says:

            discordo, ele é basicamente do mesmo nível (em todos os aspectos) do cayenne… o problema é que não conheço ninguém que prefira um VW quando pode ter um Porsche – apesar da mecânica ser bem parecida nesses SUV's.

          • pcastilho2000 says:

            ATodo mundo fala que o Touareg é discreto, lembro que num dos nossos Congressos, de test. de Jeová, estava trabalhando na entrada do Salão de Assembléias e me chega dois caras numa Touareg Preta com interior bege (acho que só foram "matar" a curiosidade, pois passou 10 minutos foram embora), o carro é imponente demais! E lindíssimo! E o ronco maravilhoso do V8…

    • DonVitor says:

      que isso? Ta parecendo promoção de celular… lol

  5. lucca says:

    "A Fiat cobrava 45.000 reais (101.500 em 2012), enquanto o hatch da Volkswagen saía por 76.070 reais (91.990 em 2012)." — Isso está certo, 45.000 reais virarem 101.500 enquanto 76.070 reais viraram 91.990???
    No mais, nostalgia pura; muito boa por sinal.

    Obs: Futuro apocalíptico: O que iremos ler em 2022 para década de 2010?? Veloster, Uno Sporting, Gol Power ou Ka ST???

  6. Jhonyang says:

    Valor promocional R$ 219.490.00 agora sim eu to rindo do seu post

  7. birchip says:

    Na lista acima, alguns carros de "ontem" ainda são vendidos (Site do fabricante, Monte o seu)
    O nosso jurássico VW Golf geração 4 &frac12; (modelo GT 2.0 com câmbio Tiptronic): R$ 72.085,00
    <img src="http://img10.imageshack.us/img10/2451/golfjurassico.png"&gt;
    Lobini H1: R$ 176.800,00
    <img src="http://img850.imageshack.us/img850/4930/lobinidecadente.png"&gt;

    • Vitor Augusto says:

      Se eu fosse rico eu compraria o Lobini. Quero um carro divertido como ele: sem ABS, TCS, EBD… Só no braço.

      • Filipe_GTS says:

        O Golf GTI foi desovado pros dirigentes da VW. Naquele site de leilões superbid venderam montess de GTI

      • ALFA_MOBILI says:

        sim sem abs, etc e sem vedação apropriada também, ou seja, quando chover, vc ficará molhado hahaha

        • IsraelMurilo says:

          Obviamente, quem tem um Lobini, não tem SÓ O Lobini, tem outro(s) carro(s) também, para passeio/trabalho, e se chover, pode-se muito bem pegar um outro carro "normal".

          E eu comprava tbm, essas frescuras aí… se o carro tem problema de vedação, ela é superada pela diversão em dias secos, né!

    • hell_fucker says:

      Junta mais uns reais aí e compra um Camaro.

  8. MegaRafael says:

    alguém sabe me informar quanto custava um Gol GTS 0km em 1994?

  9. Brazuca says:

    Esta lista não está levando em consideração o poder de compra dos brasileiros de outrora. Se você for comparar em salários-mínimos, o preço dos carros cai bastante, o salário-mínimo das décadas de 1960 e 1970 tinha um maior poder de compra que o salário-mínimo atual.

    Quando o Real foi instituído, o salário-mínimo era em 1994 de R$ 75,00, mas com esses R$ 75,00 comprava-se o que hoje se compra com R$ 400,00 (ou seja, o salário do brasileiro subiu de 1994 para cá, mas bem menos do que é alardeado por aí).

    • LeoContesini says:

      Entre vários fatores, os índices consideram também o custo de vida e a renda e gasto médio familiar mensal, portanto o valor dos carros corrigido simula o poder de compra de cada época.

    • Absinthe666 says:

      Concordo, de 1990 até 2000 a renda dos meus pais não passava de mil reais e dava pra passar o més inteiro sem aperto, hoje se somar tudo da bem mais de 5mil porém o dinheiro não da pra nada, todo més o aperto é maior, antes o salário mínimo era pequeno mas os preços tbm eram baixos, hoje em dia todo mundo ganha bem mas é tudo ilusão, o dinheiro não vale nada.

      • Gadernal_GT says:

        E essa sensação de "o dinheiro não vale nada" damos o nome de inflação T_T

        • Sérgio D. says:

          Esxiste também uma diferença nos tipos de gastos. Hoje, por exemplo, o brasileiro gasta muito mais com lazer e saúd e a inflação é diferente entre os grupos de produtos/serviços. O que temos na medição mesal é uma média destes valores e cada item tem um peso (%) no calculo da inflação.

  10. Brazuca says:

    Esse post ajuda a comprovar minha teoria de evolução do mercado automotivo, a qual postei no post sobre o fim do acordo Brasil – México.

    • ALFA_MOBILI says:

      só teoria mesmo… e furada por sinal.

      • Brazuca says:

        Você é economista formado? É especialista em marketing? Ou apenas mais um da gritaria do "lucro Brasil", que acha que todos nós somos uns coitados vítimas de partidos políticos corruptos e de empresas que querem lucrar a todo custo?

        Se a minha teoria é furada, mostre-me os furos, amigo, pode mostrar-me onde errei.

      • Brazuca says:

        Mostre os furos da minha teoria, te desafio, mostre-me!

  11. Fpulz says:

    Achei a conversão totalmente desnecessária e tb irreal, uma vez que economia não é tão simples assim, converteu o valor e pronto, tem tantas variáveis nesse processo de achar o valor "atual" dos carros que creio q só um economista seria capaz de passar valores que condizem com todos os aspectos.

    • jalopnikbr says:

      Nossas conversões foram feitas com a ajuda de um economista, e levaram em conta diversas variáveis para estimar o poder de compra das época. Me parece que você quis comentar o post antes de ler o texto até o final. Isso nunca dá certo.

      • Renato Rangel says:

        Levou em conta taxa de juros de financiamento e cotação do dólar? Preço do aço? Ou oque mais foi incluído indicadores econômicos?

        • jalopnikbr says:

          Os indicadores considerados estão descritos no texto. Se você não gostou da conversão e quer continuar o debate, sugiro que faça a sua e mostre que estamos errados.

          • Renato Rangel says:

            Vocês escrevem "Entre vários fatores, os índices estudam a relação entre renda média familiar mensal, o custo de vida e o gasto médio familiar mensal, portanto o valor dos carros corrigido simula o poder de compra de cada época" Queria que fosse explicado melhor essa parte! Errado não, mas é teoria de economista demais…. Exemplo, você lembra quanto custava uma Palio Weekend Top completa na época e quanto custa uma hoje? Tecnologia não vem me falar que mudou muito…

          • lembro de propaganda de peugeot 206 a 17 mil reais…preço que hj voce paga num usado do mesmo ano…e olha que estou falando de 2003

          • LeoContesini says:

            Renato, a inflação existe também para os produtores. Os índices econômicos levam em consideração preços ao produtor (baseados na pesquisa IPP do IBGE), preços ao consumidor, orçamento familiar, renda familiar, preços da construção civil entre outros.

            O que eles fazem, resumidamente, é simular o ambiente econômico de um período e compará-lo com o anterior. A diferença de valores é a inflação/deflação. O objetivo da inflação é exatamente o de medir o poder de compra.

          • Renato Rangel says:

            Leo Contesini, a inflação corroe o poder de compra justamente! Por isso que eu estou comentando que de uma forma geral não entendo como o custo do carro para o consumidor subiu tanto. Vejo o exemplos em que vivi, como a Palio Weekend e Brava, o Brava em 1999 sai em torno de 23mil reais. Quanto custa hoje um carro similar a esses? A tecnologia não mudou muito, hoje claro os carros tem mais perfumaria, salario sim. Mas é que sempre que vejo uma montadora dando descontos grandes em carros fico p… da vida! Trazer os preços para o presente acho meio fora da realidade pq épocas e realidades economicas diferentes. Hoje em dia, não tenho poder aquisitivo para comprar um carro zero mesmo por que não vejo mais nennhum carro que me pareça justo. E os carros bons não tenho dinheiro para comprar! Poxa, uma M3 é muito fora da realidade parece que antigamente era mais viavel.

          • Rasico says:

            Cara, estamos abertos para apreciar um cálculo seu mais preciso que esse…

          • Ligeirinho 4.0 says:

            Não entendo de economia, mas parece que os valores ficaram meio "irreais". Digo que a impressão de ver o valor de alguns carros é o que dá essa impressão.

            O próprio print do brchip da página da Lobini mostra que alguns carros não mudaram seus valores desde um bom tempo:

            <img src="http://img850.imageshack.us/img850/4930/lobinidecadente.png&quot; />

            Esse é o mal da economia: é uma matemática tão maluca que dá medo…

          • LeoContesini says:

            Durante a redação do post pensei a respeito. Mas se bem me lembro, o preço de tabela era 170.000, porém o praticado era 150.000. Ainda assim, imagino que o motivo pelo preço estagnado seja a baixa demanda.

          • Ligeirinho 4.0 says:

            Dei uma relida (depois preciso reler mais uma vez) e notei que realmente é compatível com os valores atuais. Um Puma, creio eu, seria vendido zero por 80 mil mesmo ou mais…

          • gabriel says:

            MELLL DEUS PESSOAL….É SÓ PRA GENTE TER UMA IDÉIA DOS PREÇOS…

            COMO GOSTAM DE ENCOMODAR…AF

          • gabriel says:

            * incomodar…

  12. cezar says:

    ..otimo post, gostei das conversões, achei interessante ja que hoje não tenho base dos valores antigos….

  13. MatthawsRdC says:

    fazendo um adendo ao excelente texto:

    "nunca foi tão barato ser assaltado ao comprar um carro zero no Brasil!"

  14. Não há dúvidas de que comprar carro está mais acessível atualmente, o que não significa de forma alguma que eles tenham chegado a preços justos.

    Por justo entenda-se o mesmo fator salário/preço de carros nos EUA, Europa e Japão, lugares onde muitas vezes se compra um carro com 6 meses de um salário básico, o que no Brasil demandaria uns 4 anos..

    • Renato Rangel says:

      Boa Juan.
      E ainda o pior que aqui no Brasil os caras vendem carros usados acham que o carro tem ouro dentro.. Alem do cara comprar carro novo lá fora ser muito fácil de comprar aqui a gente paga proporcionalmente caro pra caramba em carro usado!! A gente ainda toma um pau da argentina, tamanho população X vendas de carros zero.

    • ubiratamuniz says:

      Não só o cara compra um carro com seis meses de salário básico (o que mostra a diferença entre os salários básicos dos países comparados), mas o valor em dólares também é bem menor lá fora.

    • corcel75 says:

      Se quiser financiar um Corsa 2007 em 60x tu paga bem mais que um salário mínimo aqui no Brasil.
      Eu sei disso :( haha

    • DonVitor says:

      Esqueceu de dizer que com 6 meses de salario basico da pra comprar um carro bom, e com 4 anos uma carroça no Brasil

  15. Alfa_Lover says:

    O GT Malzoni era mais barato que Interlagos e Karmann-Ghia, e hoje é o mais raro.

    Nos anos 1960 a diferença entre o carro mais barato (Fusca) e Interlagos (esportivo em escala reduzida) era pouco. Caro pagar 70 mil num Fusca, mas muito barato o esportivo.

    Em relação ao preço entre SP2 e Puma GTE, em reais atuais a diferença fica entre 4 mil, e em cruzeiros quase 30 mil… Deve ter algo errado ai.

    Agora entendi o pq POuma GTB é raro hoje em dia… mais caro que Maverick e Charger… porém mais belo que os concorrentes.

    • IsraelMurilo says:

      Em relação ao GT Malzoni, devia ser mesmo pela propaganda, ou pela "fama" do interlagos e Karmann-Ghia que fizeram eles venderem mais, talvez valia mais apena comprar um desses modelos mais caros, ou da lógica, "quem tem dinheiro pra pagar 110 mil em um carro, pode pagar 120 mil em um outro melhor". Hoje em dia o Malzoni pode mesmo valer mais que um Interlagos (na verdade, nem sei a base de preços dessas relíquias), mas talvez pra época, podia se um negócio melhor comprar outro pouco mais caro.

  16. mzmaximo says:

    pela reportagem deu pra concluir uma coisa, o brasileiro eh otário a bastante tempo.

  17. Legal, interessante, nostalgia BEM legal, mas…

    A grita geral hoje não é essa, pois é público e notório que as montadoras nacionais foram OBRIGADAS a baixar os preços por conta dos importados que oferecem melhores condições, acessórios e itens de segurança que as CARROÇAS nacionais (e pensar que o calvário das montadoras começou com Collor).

    O problema é que ainda está absurdamente CARO comprar carro no Brasil.

    O que todos estão reclamando é que um mesmo carro ATUAL e fabricado aqui no Brasil é vendido aqui muito mais caro que esse MESMO CARRO chega ao consumidor de outros países depois de agregar os custos de transporte internacional e impostos de importação no destino.

    Se levamos em conta a renda per-capta daqui e do destino então a diferença fica ESCANDALOSA.

    Mas…. (lá vem o "mas" de novo!) a culpa não é das montadoras, É NOSSA! a gente ACEITA esses preços escandalosos, posta zilhões de reclamações na net, faz movimento no facebook e twitter contra isso, mas no final do ano vai correndo na concessionária, pega um modelo novo "do ano" e ainda sai agradecendo ao vendedor por ter sido roubado.

    O mesmo serve pra carro, celular, cd, tablets, dvd, games e mais uma penca de produtos que nós saímos comprando alucinadamente sem medir se o preço é justo, apenas na ânsia de ter o último modelo para se exibir pros amigos (e inimigos! rsrsrs).

    Enquanto NÓS brasileiros não nos valorizarmos, não tivermos cidadania essa grita-geral será mero exercício de
    UTOPIA, mas… (oh ele de novo!) na década de 70 qualquer um que falasse de ecologia era taxado de doidão, então quem sabe lá pra 2030 teremos condições dignas de preço no Brasil e PRINCIPALMENTE um povo civilizado que saiba dizer NÃO aos achaques da ganância empresarial.

    Em tempo: sou a favor de todas as maravilhas modernas e do capitalismo, apenas acho que cabe a nós (a mão invisível do mercado como dizem os economistas), valorizar nosso suado trabalho e salarilhinho, saber medir o preço justo dos produtos e EXIGIR respeito rejeitando produtos caros demais.

    O melhor remédio contra a inflação sempre foi um consumidor consciente. Pensem nisso e ensinem a seus filhos e pessoas à sua volta.

    • brasileiro é o povo mais rico do mundo..mas infelizmente o mais ignorante…a gt consegue viver com os maiores impostos….maiores preços….qualidade duvidosa.

      .E AINDA CONSEGUIMOS ENRIQUECER! sério…somos fodas !

      • Brazuca says:

        Por isso que quando vamos ao exterior nos damos tão bem. Já estamos acostumados com a vida no nível Hard, então o Easy para nós é sopa.

    • IsraelMurilo says:

      Corretissimo, porém…
      …não vou apedrejar ninguém, falando que brasileiro é folgado, que é isso, que é aquilo, pq se algum de nós fosse trabalhar em uma empresa, sendo um dos chefões, seria difícil ceder a tentação de aumentar os preços pra render uma grana a mais no bolso. Isso tá no coração do brasileiro, isso de passar pra trás e tentar ser melhores que os outros, já está impregnado. Se houver um momento de "BASTA", onde haja algum protesto, ou paralização, sei lá, contra esses impostos abusivos e preços impráticáveis, pode ser que esses "chefões" se liguem na cagada que estão fazendo, mas nunca se esqueçam, eles também são cidadãos, e tem os mesmos direitos que nós.

    • Color Mundi says:

      Concordo. Mas não é apenas questão de valorizar o nosso dinheiro. É também, e principalmente, preservar os recursos do planeta reduzindo um pouco o consumo de produtos que não precisamos.

    • Jorge P. says:

      Braulio, que tal amenizar tudo isso comprando só carros terminados, completos, mostrando que não gostamos de carros semi-acabados, faltando console, ar-condicionado, direção hidráulica e vidro elétrico? Mesmo sendo mais caro, pelo menos mostramos ao mercado que não queremos mais carroça só para não andar de ônibus.

  18. Geraldo_Lima says:

    O acesso ao automovel zero cresceu mto nessas décadas, não apenas pela questão do preço, que parece mais próximo da realidade da maioria das remunerações, mas o principal fator é a forma de aquisição

    Há mtos anos nao existia alienação fiduciária, crédito fácil, leasing, no máximo o bom e velho consórcio, e para poucos, comprar a vista ou através de nota promissória. Isso é o essencial a ser notado.

    Além disso, eu vi em mtos lugares que um landau zero km custava em media 50 mil dólares. Alguem saberia dizer quanto seria isso em valores atuais, para um landau comprado em 1980?

    • LeoContesini says:

      136.500 dólares de 2012. Cerca de 235.000 reais.

      Para corrigir dólares use a Inflation Calculator http://www.bls.gov/data/inflation_calculator.htm

      Mas pela tabela de preços da revista Quatro Rodas de janeiro de 1980, ele custava 536.000 cruzeiros, equivalente a 140.000 reais, aproximadamente pelo índice IGP-DI da FGV.

      • Geraldo_Lima says:

        Legal! Mas acho que o preço de tabela não era praticado no interior de minas, o frete devia ser algo que pesava mto, mas com certeza não de uma forma que justifique um valor maior do que 50%. Muito provavel que essa história de 50 mil dólares seja falsa. Mesmo sendo faturado na cidade de Monte Carmelo (MG), creio eu que o meu carro não tenha custado tanto assim

        • ALFA_MOBILI says:

          "creio eu que o meu carro não tenha custado tanto assim".

          pois é, alguma conta aí não tá fechando nessas conversões todas…a economia de um país, não é tão simples quanto parece, ainda mais depois de décadas de mudança, mudança de moeda, etc.

        • rafthehay says:

          Geraldo, considero que tenha custado isso tudo sim. Po, um Landau, carro imenso com motor grande e muito luxo. Pense hoje em dia, se não tivéssemos carros importados, quanto custaria um equivalente dele?

          Com a vinda dos importados acho até que os preços caíram, honestamente, em alguns segmentos, dada a concorrência. É meio difícil comparar o caso do landau pois não temos equivalentes "barcas americanas" hoje em dia, mas se o um Chrysler 300 custava quase 200 mil, acho factível que o Landau custasse seus 235 mil nos anos 80.

          • Geraldo_Lima says:

            rafthehay, a suposição que faço é com base no preço de tabela e conversões conforme o leo contesini comentou aí em cima. Resta saber se na época eles praticavam preços muito acima dos preços de tabela. Quando encontrar um amigo meu ex-concessionario ford, vou pergunta-lo.

  19. jvjv says:

    Ja trabalhei muito com indices de preços, reajustes etc. e, ao contrário de alguns, achei o texto interessantíssimo para colocar em uma perspectiva mais realista os diversos momentos de nossa indústria automobilística (a divisão do artigo por década ajuda muito nisso) e a realidade enfrentada por nossos pais e avós… Parabéns ao Jalop!

  20. Hos_Delgado says:

    Post muito bom. E eu tenho que dizer que os comentários completam o post de forma única. Eu acho incrível ler esses comentários D:

  21. TVizzotto says:

    Realmente… lembro que em setembro/96 meu velho tirou o NOVÍSSIMO (pós face-lift) Kadett GLS zero na concessionária pela bagatela de R$ 16.000,00
    Corrigindo esse valor hoje seria algo em torno de R$ 57.000, o que não é tão caro, visto que se encaixava no meio do leque de opções da GM (acima do Corsa e abaixo do Vectra e Omega)

  22. Jr_Jr says:

    O problema do Brasil vem desde a colonização, mudar isso não é fácil, mas o importante é não desistir!!

  23. PumaGTO says:

    Me esclareceu sobre muita coisa esse post. Valeu, Contesini. Ótima matéria. Engraçado como eu sabia que carro no Brasil sempre foi caro, que antes dos anos 90, ter carro era coisa de gente rica… Mas nunca pensei que fosse assim. Parece que a roubalheira já está enraizada no comércio brasileiro e se alguma coisa fez a situação melhorar, foi a abertura para os importados, justamente o que o lobby das montadoras atualmente tenta dificultar ao máximo novamente… O jeito é esperar que a OMC bote ordem no cabaré e evitar que voltemos a esses tempos sombrios em que o carro mais barato do mercado custava 70k reais.

  24. fuzila says:

    Muito interessante ! Uma das melhores matérias que já li sobre o nosso mercado !

    Parabéns !

  25. ALFA_MOBILI says:

    ótimo post.

    mas vou repetir, a economia de um país não é tão simples assim, parece que alguma conta não fecha aí nos valores convertidos…não estou criticando ok Leonardos (Nishihata e Contesini) hehe

    um fato é que hj em dia temos mais opções de financiamento, vc pode parcelar um carro em trocentas vezes… a concessão de crédito está definitivamente facilitada. (graças ao Lula populista – mas não o defendo não, odeio o PT e os outros partidos corruptos também).

    • Luiz_Fabricio says:

      Então vc, como eu, odeia todos os partidos políticos!

    • @HkAbrahao says:

      A impressao que muita gente vai ter eh que reclamamos dos preços atuais enquanto deveriamos agradecer pois "olha como custava mais caro antigamente!" Longe disso o Brasil eh o pais onde menos se ganha em relaçao ao custo de vida e impostos. Lembrando que Sao Paulo eh a 19° cidade mais cara do mundo para se viver ganhando de Amsterdam, Madrid, Los Angeles, Londres, Sydney… Nao preciso nem citar que no ranking de melhores salarios a coisa se inverte.

  26. Rafael says:

    Faltou o preço do Monza S/R,seria em torno de R$150.000

  27. IsraelMurilo says:

    TÁ BOM que a economia não é simples, que os preços estão errados, bla bla bla, o post, é apenas informativo, e NÃO estão pagando nada por ele, é de GRAÇA. Informação a mais nunca é demais, e se não gostou gaste seu tempo e seu $$ (energia, internet, computador) em outra coisa, mas não leia(pode ler, mas não opine, pelo menos, não negativamente, o maior esforço que o pessoal do jalop teve pra fazer esse post massa pra caramba, e tem um monte de gente reclamando de barriga cheia).

  28. Mr_Ramon says:

    Fugindo do assunto, os anuncios de antigamente eram muito mais interessantes que o de hoje, o do gol gt e ká xr mostram claramente como as montadoras tinham ciência do produto que criaram, sem apelações exageradas como hoje, vulgo hyundai…

  29. WagnerRalloFerreira says:

    A grande diferença na economia de décadas atrás para hoje, é que antigamente não financiava tanto carro, eram comprados a vista…hoje qualquer pessoa que tem o nome "limpo" pode financiar um carros em 72 ou mais vezes, pagando 2 ou mais carros, isso quando consegue pagar em dia, pagando juros sobre juros e , muitas vezes perde o carro para a Financiadora que leiloa posteriormente, e o pior que quanto mais velho o carro, mais alto o juro, o carro acaba e as prestações não…. hoje a vida parece mais fácil, fácil até para se enrolar, hoje financiam de tudo, até a compra no mercado (arroz, feijão)…

  30. Paulo Roberto says:

    Não sei como foi feito o cálculo, mas lembro muito bem que um Uno Mille em 1993 custava OITO MIL DÓLARES

  31. brunollo says:

    Muito interessante a matéria. É um excelente ponto de partida pra gente refletir sobre o mercado automobilístico brasileiro. Fazer uma lista mais abrangente pode levar a alguns sustos como o do Fusca a 70 mil reais. Será que, ao contrário do que a gente acha, está a mesma coisa comprar carro no Brasil?

  32. ahsoliveira says:

    materia excelente!
    mais uma prova de que brasileiro é o povo mais "rico" do mundo!

  33. corcel75 says:

    Quantos disléxicos ou analfabetos funcionais leem o Jalopnik?

  34. Thiagones says:

    ótima matéria…

    Prova que duas máximas abordadas no inicio da matéria são verdadeiras…

    Nunca os carros estiveram tão baratos e acessíveis no Brasil…. (fusca a 70 mil na época era um absurdo). É inegável que o carro se tornou um bem possível.

    Eu mesmo lembro da década de 80… não era fácil comprar um carrão…. o Consórcio era uma das poucas maneiras… credito escasso e como podem ver, preços absurdos..

    Mas ao mesmo tempo, não dá pra dizer que nossos carros são baratos. Eu sempre penso que comparar com os EUA é uma tortura até desnecessária (eu faço)… a cadeia de consumo é diferente da nossa… o consumidor é diferente e até os impostos são diferentes (e de uma certa maneira, irreais…. basta ver a situação que eles estão hoje)

    Comparando com realidades parecidas, tipo México e Argentina, vemos o tamanho de assalto que sofremos nas concessionárias….

    Então SIM, nossos carros continuam caros…. mas nunca estiveram tão baratos

  35. hell_fucker says:

    Punto T-JET kd?

  36. @Maringa_ says:

    O pessoal tá com dificuldade pra compreender hoje, todos reclamando. Gostei do post, demonstra algo que sempre tive como verdade, nunca foi tão fácil comprar carro como hoje e que os preços não estão tão fora de base historicamente.

    Off-topic: Alguém comentou que os carros eram realmente feitos pensando no consumidor, e não apenas no locutor, tal qual CAOA-Hyundai, o que me leva a crer que eles cairão em um preconceito futuro, já que os produtos podem ser bons, mas as pessoas não comprarão pensando que serão passadas pra trás, já que não estarão levando realmente o "melhor carro do mundo".

  37. Sinatra says:

    Excelente matéria, Leo.
    E engraçado que uma história se confirmou: A de que o Puma GTB era mais caro do que um Landau na época. Chega a ser assustador verificar quantos foram vendidos mesmo a um preço tão alto.

  38. Kadett2021 says:

    Faltou o Tigra e o Astra GSi!

    Galera, como o próprio Leo Contesini falou, os valores são aproximados.

  39. Arthur says:

    O Puma era caro demais, que isso, apesar que acho o primeiro bonito, ja GTB S2 era bem feio…no final era melhor um Opalão (Mesmo 6 caneco do puma) ou um Charger.

    Mais em relação ao preço, eu acho uma coisa bem complicada mesmo, tinha o custo de cada peça hoje em dia, o preço dos materias do carro, o preço pra transportar as peças, pode ser que não altere muito os preços.

    Resumindo, quanto seria pra frabricar um carro desse hoje?

  40. Elio says:

    Corrigir pela inflação no período, e falar que esse seria o preço de hoje é uma bobagem, isso não faz sentido se fise-se sentido 1 quilo de feijão custaria mais de 10 reais e não 3 reais, o que faz o preço é o custo do produto em toda a cadeia de produção, impostos, amortização, etc, oferta que aqui é pouca porque importar é caro e difícil, mais o lucro e isso é o que faz os carros serem carros no Brasil. Claro tem nós os consumidores que pagam o que as montadoras querem e mesmo quando você compra um usado que aqui no Brasil também tem um preço muito alto por falta de oferta nós também ajudamos a manter o clico de carros carros no Brasil.

  41. trucidio says:

    a volks sempre achando q o carro deles vale mais q dos outros, e o pior q nós brasileiros tontos sempre caimos nesta dos alemães e continuamos comprando estas carroças carissimas

  42. Golker says:

    "desembolsar 82.350 cruzeiros (127.374 reais) por um Charger R/T, uma bela economia diante do fora-de-série Puma GTB tabelado em 88.300 cruzeiros (163.650 reais)"

    Eu fiz uma regra de 3 aí, e tem algo de errado nesses valores. Considerei que os 3 primeiros valores tavam corretos, e coloquei o 163.650 como o X da conta. O resultado foi 136.577, aproximadamente. Fiz algo errado? :P

    Em tempo, fiquei surpreso de saber que o cruzeiro valia mais que o real, achei que essa fosse nossa moeda mais valorizada dos tempos modernos!

  43. johnnyburanelo says:

    só que na decadade de 60, ainda em 59 no governo JK o salário mínimo era equivalente a impressionantes
    R$ 1.732,28
    ok??? então realmente… o poder de compra era um pouco melhor….

    fonte : http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/02/veja…

    • LeoContesini says:

      Mas esse cálculo usa como índice o custo de vida em SP, que era bem mais barato em 1959 que em 2009. A própria fonte diz que o cálculo é controverso. Aqui nós usamos o IPC-A, que é a inflação 'oficial' e inclui no universo famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, ou seja, todas as classes sociais.

  44. ttdark says:

    Pra mim é simples, a população brasileira foi achatada no que "consideram" uma imensa classe "média", logo o poder de compra geral aumentou.. O solário mínimo, por exemplo, teve real ganho. Mas quem ganhava 10, 20 salários antes, hoje ganha 5 ou 6…

  45. dnmessias says:

    Fiquei chocado. O que é ruim já foi infinitamente pior.

  46. usuariolixo1 says:

    fui banido só porque falo que nao existe esportivo nacional.

    • jalopnikbr says:

      Não, você foi banido porque se comportava como um troll grosseiro, agressivo e sem nenhuma educação. Espero que não se repita.

  47. joelsonf says:

    acho que o calculo sempre mais correto é transformar em dolares na época e multiplicar pela cotação de hoje

    • LeoContesini says:

      O valor é bastante semelhante em determinados períodos, mas traz problemas em outros em que a moeda brasileira era fraca demais ou forte demais. Não dá pra comparar o preço em dólar de 1994, quando o real era artificialmente forte com o preço em dólar de 2002, quando ficou temporariamente hiperdesvalorizado por conta do risco Brasil elevado. Por isso optamos por usar os indicadores oficiais da FGV e do IBGE.

  48. CanalhaRS says:

    Adorei esse comparativo. Aparentemente os carros de hoje estão "bem " mais baratos que os de ontem. Mas tem um pequeno porém aí: economia de escala. O Brasil produz hoje umas 7X mais que do que nos anos 80 (chutando). Isso por sí só já justifica uma queda gigantesca nos valores de etiqueta, algo que não ocorreu com tanta vontade como esperávamos.

    • LeoContesini says:

      A carga tributária média dos anos 80 foi de 24,5%.
      Nos anos 90 foi de 27,4% e na última década (2000-2010) foi 35,04% do PIB.
      Ficou mais caro produzir nos últimos 30 anos.

  49. é nessa que se vê os lucros exorbitantes da pseudoempresas nacionais. os autos eram feitos praticamente 'na marreta' nas decadas anteriores; comparados com os metodos avançados atuais, é praticamente uma covardia de lucros. bela materia.

  50. e quanto era o salário minimo na época atualizado em reais hoje em dia?

    • Brazuca says:

      É impossível dizer exatamente, porque as necessidades de consumo variam de acordo com o tempo. Em 1960, não havia computadores, telefones celulares ou Internet. Hoje, não vivemos sem eles, logo temos de gastar mais que nossos pais.

  51. @HkAbrahao says:

    Claro, por isso que fico ainda mais indignado. Ganhamos menos e pagamos mais, nao apenas em relaçao aos carros, é um Iphone, 1kg de carne, uma casa…

    • Rasico says:

      iPhone e 1kg de carne, eu concordo. Casa no Brasil é muito mais barato se compararmos com os EUA ou Canadá.

      • GabrieCunha says:

        Com a crise nos EUA, os preços dos imóveis caíram bastante, os valores eram bem irreais. Agora, o valor de casa no Brasil está, em muitos casos, maior que nos EUA. Se vc considerar tamanho do terreno, área construída, qualidade de vida, os imóveis no Brasil estão bem carinhos se comparados as casas americanas, já no Canadá desconheço os preços praticados lá.

  52. Raasoares says:

    Outro fator a considerar é a carga tributária, que é muito maior atualmente do que naquelas décadas. Têm muito mais imposto embutidos nos preços hoje do que no passado. Acho que isto influencia também a conclusão que o preço dos carros eram maiores antigamente, já que tinham menor incidência de impostos.

  53. Gobbo says:

    Tem que mostrar a evolução do salário também se não são apenas números.
    Pesquisa tendenciosa, parece propaganda do PSDB.

    • LeoContesini says:

      Os valores foram consultados em tabelas de veículos novos de suas respectivas épocas e foram corrigidos pelos índices IGP-DI da FGV (veículos anteriores a 1979) e IPC-A do IBGE (1980 em diante). Entre vários fatores, os índices estudam a relação entre renda média familiar mensal, o custo de vida e o gasto médio familiar mensal, portanto o valor dos carros corrigido simula o poder de compra de cada época.

  54. GuillerZ says:

    Olha, acho bem "fake" isso, pois minha familia tinha um poder de compra MUITO menor no inicio dos anos 90 e tinha carro 0.

  55. MauSullivan says:

    Resumindo: Sempre fomos roubados nesse país.

  56. Intensedebsuck says:

    Carros sao caros, nao tem como argumentar o contrario, o problema (ou a facilidade) estah no credito q conseguimos hj, por isso ha tantos por ai, mas sao caros… certamente nso EUA os carros tb eram "mais caros" antigamente…

  57. HigherThanEagle says:

    "E há quem acredite que nunca foi tão barato comprar um automóvel no Brasil"

    Se vc meu caro amigo brasileiro afirma isso, ou vc é rico e não esta nem ai pra dinheiro, ou vc tem sérios problemas mentais. O trabalhador brasileiro que compra um carro zero hoje, pode se dizer que é um extremo retardado mental, além de pagar 4 carros num boleto que se parece mais com uma bíblia, o imbecil compra o carro que nem ar condicionado nem direção tem. Depois só sai final de semana com o carro, pois não sobra dinheiro pra mais nada. Brasil um país pra idiotas!

  58. valuck says:

    O mais correto, me parece, seria fazer a conversão em bens de aquisição da época. Converter o valor do auto em salários mínimos, em sacos de cimento, em litros de leite, em quilos de arroz, etc , ou seja transformar o 'valor de aquisição' em outros bens atualizáveis em quantidade nos dias de hoje. O salário mínimo pode não ser um bom índice, mas serve de exemplo. Em janeiro de 1971 era de CR$ 187,20 enquanto que um fusca zero no mesmo mesa e ano custava CR$ 12.886,00 ( ou seja 68,83 salários mínimos da época ). Se atualizassemos teríamos 622 x 68,83 = R$ 42.812,00 .Mais próximo dsa realidade seria fazer a conversão com uma 'cesta' de bens de uso cotidiano .
    abç.
    Valério

  59. car_los says:

    Eu me lembro que em 1986 eu com 15anos trabalhei dois meses ganhando um salario minimo pra comprar meu primeiro Carro ( c letra maiuscula mesmo) . Era um Dodge Dart SE 73.
    O que eu compro hoje que se possa “andar nele´´ por dois salarios minimos?
    Bike não vale….

  60. DonVitor says:

    Acho que não faz muito sentido fazer esse tipo de comparação, até por que a moeda é diferente e a situação econômica do país também, mas se for levar em consideração todos os custos, impostos, seguro e tudo mais… com certeza o carro esta mais caro do que nunca.

  61. dsmcastro says:

    Deve ter dado um trabalhinho fazer essas contas baseando-se em tantos fatores voláteis. Mas e se compararmos com o poder de compra, nas mesmas épocas, dos norte-americanos? Década após década e os carros por lá sempre foram muito mais baratos do que aqui, independente do poder de compra.

  62. @jovemceo says:

    O problema é que esses "esportivos" são praticamente uma piada perto do que é vendido no resto mundo. E os preços são muito superiores aos praticados nos outros países. Nos EUA um Camaro é vendido por U$ 23k, aqui a Chevrolet não estava satisfeita com o absurdo preço de R$ 185k, resolveu que deveria tirar um pouco mais de dinheiro dos brasileiros e aumentou o preço da versão 2012 para R$ 199k, ou o equivalente a U$116k, ou seja, 5 vezes mais caro, tá de sacanagem né.

  63. Herumor_ says:

    Gol GTI por R$60k… seria barato para os futuros donos se começassem a vender hoje eim! ¬¬

  64. ZaphoD_Br says:

    Assim tudo fica caro, deveria mostrar o % em relação ao salário-mínimo da época. se vc corrigir o valor de um pãozinho de 1970, vc ficaria assustado.

  65. _Pedroking says:

    Quem ai ja teve a opurtunidade de dirigir um vr6 como eu sabe que é bem diferente de um mero gti
    O vr6 por ser aspirado naturalmente nao tem o lag do gti e tem um cambio otimo de 6 marchas manual alem de pedaleiras volks racing os emblemas com o numero do carro e o som inconfundivel
    Valia cada centavo do preço
    Seria uma otima ideia se na epoca a volks tivesse feito um beetle rsi com esse motor

  66. Cristian says:

    È por isso q eu sempre digo compre um carro velho bom i cuidem dele
    Vc paga barrato
    Tem q fazer manutenção do mesmo geito q um novo
    I com serteza se ele for bem ageitado vai chamar mais atenção q um gol novo!!

  67. @jullsnts says:

    Interessante a matéria, mas se prestarem bastante atenção podem reparar que há algumas partes em que ele se contradiz em relação a atualização de alguns valores ai, a atualização dos valores não é correta em nenhum dos preços e muto menos qndo se trata do New Civic SI e Golf que nem em sua versão mais cara saiu a 99mil reais em seu lançamento.

  68. marceloao says:

    Nossa uns carros bacanas… o Opala, dos melhores.

  69. LeoContesini says:

    Tem gente que não acredita em quimioterapia, também.

  70. @fcmgdh says:

    Opa, somente faltou um capítulo da história, que eram os pequenos esportivados, Corcel GT e Chevette GP.

  71. Astra Sport infelizmente com roda do Astra GSI (que não apareceu na tabela)…

  72. D7V5 says:

    Gostei da matéria.
    Não venho muito aqui. Mas vale a pena vir mais.

  73. eu achei interessante e ele explica no final como foi feita as correções e nao adianta dizer msm q hj ta ruim e antes era bom pq era nossa visão d mundo msm q antes era menor.Todos os carros de luxo do brasil são baseados em carros populares la de fora inclusive nosso charger q era baseado no dart e nosso maverick q era concorrente do fusca nos EUA.Esses carros nos parecem interessantes hj por possuirem motor V8,coisa que um carro popular nao pode ter mais devido ao problema do petróleo caro e escasso, mas qdo novos custavam tão caro que realmente não compensaria tanto comprar zero.O amigo que comentou da década de 80 que comprou um dart 73, realmente nessa época esses carros V8 desvalorizaram muito por causa da crise do petróleo e era o msm q hj vc ter um marea ou um alfa romeo 164.São carros q desvalorizaram mto e que ninguem quer por causa da manutenção, então realmente acredito q estamos praticamente na msm com algumas vantagens aqui e desvantagens ali como o fusca a R$ 70.000,00 que eu não duvido que esteja certo esse valor

  74. não da pra se ter um comparação honesta e correta de valores, pois eu acredito, que como hoje se financia mto mais carros ( e tudo no geral) mais do que antigamente – e todo mundo sabe que isso gera um custo, ou seja vivemos pagando juros sobre juros, de modo que o carro que custa em media R$ 35.000 hoje em dia ( Gol) , sai mto mais caro que o fuscão de R$ 70.000 dos anos 60, que vc com um salário médio de bancário, pagava em torno de 2 anos. agora ve quantos anos vc demora pra quitar o gol de R$ 35.000 hoje em dia? no mínimo uns 4 anos (e vai pagar 2 gols e levar somente 1).
    antigamente quem poupava seu dinheiro é quem comprava carro, pois era o meio de se adquirir bens mais caros.
    e até quem conseguia financiar, não pedalava tanto, e portanto não existiam tantos juros em cima.
    hoje em dia com a facilidade do crediario, estamos consumindo mais, e pagando por isso (com juros e correção).

  75. V_T_G says:

    Passei batido por esta materia na epoca mas não posso deixar de comentar. Muito interessante! Deve ter dado muito trabalho de pesquisa. Parabens!
    Falando estritamente do ponto de vista da produção, que é o que entendo um pouco, acredito que o custo de fabricação vem caindo ao longo do tempo devido a metodos mais eficientes (como a fabricação enxuta), menor uso de mão de obra (que antigamente era mais cara segundo alguns comentarios) e redução no custo de peças terceirizadas (pneu por exemplo). Portanto se o preço se manteve mais ou menos estavel, isso pode indicar que os fabricantes se tornaram mais vorazes por lucro.

Leave a Reply